Começando...
Olá, meu nome é Cássio e esse é o meu primeiro post nesse blog.
Durante algum tempo fui o representante oficial do db4o aqui no Brasil. Tendo em vista projetos pessoais que assumi, acabei declinando do cargo, mas continuo adorando e recomendando o db4o.
Para começar gostaria de fazer um comentário sobre uma dúvida que é freqüente que é encaminhada por email para mim.
Muitos querem saber se pode colocar o db4o no lugar de banco relacional x,y o z. Minha resposta é:"na maioria das vezes, não"! O objetivo do db4o é ser o repositório de objetos em situações onde o banco de dados deve ficar o mais oculto possível (não requisitar um dba), em aplicações embutidas, em aplicações standalone ou como complemento de um banco relacional.
Não pense em usar o db4o como substituto do banco relacional que você está acostumado a usar em seu ERP, CRM ou sistema de supply chain. Nessa situação ainda é melhor você manter o banco "jurassional" e para conversar com ele utilize algum framework OR/M como o NHibernate(sou c-sharpeiro, por isso recomendo o hibernate com N maiúsculo !).
Utilize o db4o nas pontas, como por exemplo aplicações que ficarão em um pda, ou ainda aplicações offline(como por exemplo, sistemas que ficam em notebooks de vendedores e no final do dia são sincronizados com o banco principal). Utilize-o ainda na linha de produção para ser o banco de dados de sistemas que controlam dispositivos.
Saber utilizar e indicar a ferramenta certa para cada situação é o que diferencia o verdadeiro profissional. Não podemos nos mover pela paixão por alguma coisa, por mais espetacular que ela seja (como o db4o) e por em risco todo um sistema crítico para uma empresa.
Abraços e contem comigo!
Cássio Rogério Eskelsen
2 comentários:
Não tinha pensado nisso ainda - quando não usar db4o. Realmente é importante concluir que o banco relacional, ou jurassional, é insubstituível, pelos recursos que eles tem de administração e monitoramento.
Agora fica a pergunta, será que um dia teremos esses mesmos recursos para db4o (ou qualquer outro banco orientados a objetos) ?
Valeu Cássio
[]'s
Eu acredito que sim. O db4o está evoluindo muito.
A muitos anos já existe um banco de dados OO, o Caché. Esse se propõe ser um substituto completo para um banco relacional. Fiz uns testes nele em 1998 e gostei muito. Agora ele deve estar matador. No entanto, o que é matador nele também é o preço! Acho que esse é o único fator que o deixa com um público restrito.
Postar um comentário